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Já parou para pensar qual é o principal canal de comunicação que você utiliza? Na verdade, nem precisa pensar muito! O WhatsApp já faz parte do nosso dia a dia, seja para conversar com a família, com os amigos, para trabalhar e até para comprar.
A ferramenta facilitou tanto a nossa comunicação que atualmente tem mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês em todo o mundo. E as empresas que ainda não utilizam o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes são facilmente ultrapassadas pelos seus concorrentes.
Esses e outros números podem ser facilmente conferido no portal da revista Exame, que nos apresentou em detalhes dos motivos para investir cada vez mais no whatsapp.
Para ajudar as empresas a se comunicarem com os seus clientes de uma forma pessoal, mas com um conta corporativa, foi lançado em 2018 o WhatsApp Business. Nessa versão, o aplicativo conta com informações sobre a empresa, horário de funcionamento, site, entre outros. Além disso, a versão é para uso individual, um aparelho de celular e telas de computadores limitadas.
Com o avanço da tecnologia e do comportamento multicanal do cliente, o WhatsApp Business evoluiu, oferecendo uma nova opção de serviço para as empresas de médio e grande porte: o WhatsApp API.
Mas, afinal, o que é o WhatsApp API? Quais os benefícios ele traz para o seu negócio? Continue a leitura, pois iremos explicar tudo para você!
Com o avanço da tecnologia e com a preocupação de melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores, em agosto de 2018 foi lançado o WhatsApp API ou WhatsApp Solution.
A ferramenta deixa de ser um aplicativo para se tornar um sistema, ou seja, uma solução inteligente com o objetivo de melhorar e escalar o atendimento de médias e grandes empresas por meio do WhatsApp.
Com a liberação da API, é possível integrar o canal de comunicação com plataformas de atendimento digital, além de inúmeros recursos importantes para um negócio, como por exemplo: atendimento multiusuário, acesso a diversos dispositivos, chatbots, relatórios e muito mais!
Com o WhatsApp API, nenhum cliente fica sem resposta, melhorando cada vez mais a imagem da empresa para o mercado. Afinal, clientes satisfeitos com o produto e/ou serviço e, principalmente com o atendimento, se tornam fiéis e divulgam a empresa.
Mas para que todas essas funcionalidades sejam utilizadas da melhor forma possível pelas empresas, é necessário a aprovação do WhatsApp por meio de um parceiro oficial, ou seja, um Solution Partner. Isso garante que a integração no sistema ocorra com segurança.
Também é importante explicar o significado do termo térmico API. Basicamente, API ou Interface de Programação de Aplicações é um conjunto de funções que permite a troca de informações entre diferentes sistemas. Por meio da API ocorre a integração entre duas ou mais ferramentas, como o WhatsApp.
Até aqui já deu para perceber que o WhatsApp é uma ferramenta poderosa de comunicação entre empresa e cliente. Para oferecer um atendimento humanizado, eficiente e com qualidade, entenda agora a diferença entre o WhatsApp Business e o WhatsApp API:
WhatsApp Business: é um aplicativo desenvolvido para facilitar e melhorar a comunicação das empresas com seus consumidores. Precisa estar conectado em um aparelho e permite o atendimento individual. Além disso, tem limite de mensagens simultâneas e não tem integração com outros sistemas.
WhatsApp API: a evolução do WhatsApp API permite a integração com outros sistemas e a utilização de vários atendentes em um único número de telefone da empresa, seja fixo ou 0800. Não é necessário estar conectado no celular, por exemplo, pois o atendimento é executado em um servidor. É possível receber e enviar mensagens ilimitadas e ter respostas gratuitas às mensagens iniciadas pelo cliente dentro de 24 horas.
O WhatsApp preza muito pela experiência do usuário, por isso existem algumas regras de comunicação para serem seguidas pelas empresas. Basicamente, existem duas formas de se comunicar com o seu cliente, confira:
Opt-in: se você deseja iniciar uma conversa, é necessário adquirir um opt-in do cliente, uma autorização. Esse opt-in precisa ser cedido ao cliente em um canal externo, como o site, e deve ser claro, objetivo e com o logo do WhatsApp. Além disso, a iniciativa para a primeira conversa precisa partir do cliente, caso contrário pode ser considerado SPAM.
Mensagens de sessão: outra forma de responder o cliente é por meio das mensagens de sessão, que são mensagens que a sua empresa envia para responder uma pergunta ou solicitação. Mas, para que todos os clientes tenham respostas às suas solicitações, essas mensagens precisam ser respondidas no prazo de 24 horas.
Após o prazo, a sessão é finalizada e para continuar a conversa a empresa precisa enviar uma notificação ou um modelo de mensagem pré-aprovada pelo WhatsApp.
Confira agora as vantagens de utilizar o WhatsApp API no seu negócio:
A partir da integração com plataformas de atendimento digital, a empresa pode utilizar vários atendentes no mesmo número de telefone. Com isso, há uma otimização dos atendimentos, com suporte em um prazo de 24 horas e redução nas filas de espera.
Vários números de telefone podem acabar confundindo o consumidor. A partir do momento que você disponibiliza um número oficial – seja um número fixo ou 0800 – para comunicação, o cliente sente mais confiança e transparência.
A escalabilidade é consequência da integração e do multiatendimento. A sua empresa consegue conversar com os seus clientes e potenciais clientes ao mesmo tempo, sempre com qualidade e humanização. Com isso, você tem a possibilidade de alcançar cada vez mais mercado.
Esse é outro benefício que o WhatsApp API oferece. A partir da integração com uma plataforma de atendimento digital, você consegue acompanhar estatísticas e gerar relatórios de atendimento.
O mercado está cada vez mais competitivo e é importante sempre criar um diferencial competitivo. Com o WhatsApp API a sua empresa pode conquistar o selo de autenticação, ou seja, mais confiança e segurança para o cliente.
Como vimos, o WhatsApp API é uma excelente solução para manter uma comunicação eficiente com o seu cliente, atendendo sempre as suas necessidades.
Se você ainda tem dúvidas sobre o WhatsApp API, entre em contato com o Ricardo Nazar, especialista na área.
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