Sumário
Atualmente, falar sobre Marketing parece algo comum, não é mesmo? E que todos nós sabemos tudo sobre ele, será?
Antes de continuarmos, vamos abordar sobre todos os assuntos que você possa imaginar, você terá aqui conceitos, estratégias, dicas e muito mais.
Fique aqui com a gente e aprenda muito sobre esse universo incrível do Marketing e suas ferramentas.
Sim, o Marketing Digital é uma ferramenta dentro das estratégias de Marketing.
Não posso falar sobre o Marketing Digital sem falar sobre o Marketing e vou reforçar o que eu disse acima. O Digital é uma FERRAMENTA que usamos para fazer marketing! Legal né?
Outro ponto muito importante que preciso destacar para você, seja iniciante no meio digital, estudante ou quem quer você seja, se chegou até aqui, é porque busca conhecimento. Então entenda: você PRECISA ter um PLANO de MARKETING definido!
Isso, mesmo! Você tem que saber onde quer chegar, como chegar, que caminhos irá seguir para alcançar os seus objetivos. Vou falar um pouquinho sobre isso no decorrer desse texto, mas prometo, vai ser bem superficial. Esse assunto, rende muito conteúdo!
Ok, vou te fazer uma pergunta agora, que você com certeza vai pensar: nossa, que pergunta sem sentido, é claro que todo mundo sabe o que é marketing. Mas, será mesmo? Você sabe me responder: o que é Marketing?
Eu respondo: marketing nada mais é do que a arte em explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado através de produtos ou serviços que interessam os consumidores.
Ele tem como uma das suas principais finalidades CRIAR VALOR e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos. Viu, gerar relacionamentos, grave isso!
Vamos fazer um teste? Faça uma pesquisa no Google, ligue a televisão, ouça sua rádio preferida, abra um jornal, ou faça uma atividade mais simples ainda, ande pelas ruas da sua cidade. Você será impactado por inúmeras ações de marketing.
Mas, vamos falar do conceito de forma simples e direta:
Marketing é identificar e satisfazer as necessidades humanas e sociais. Podemos assim dizer que ele “supre as necessidades de forma lucrativa” – Kotler, Philip
Mas, existe uma definição mais ampla, a da American Marketing Association (AMA) que diz:
“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”
Um conceito simples e um conceito amplo, o que podemos tirar disso tudo?
Primeiro, o Marketing muda o tempo todo! Isso só nos mostra que esse universo é vasto e, compreende muito mais do que o ato de vender um produto ou serviço, – preste atenção nisso – é tudo o que diz respeito a PLANEJAMENTO (falei dele), PESQUISA e POSICIONAMENTO DE MERCADO.
Sendo assim, podemos dizer então, que o marketing precisa gerar valor para ambas as partes, empresa e consumidor. Ele é uma balança entre o que o seu cliente quer e os objetivos da sua empresa.
Compreendeu o porquê eu quis falar sobre o conceito do marketing?
Você vai me achar a mais chata de todas, mas, agora você vai entender tudo!
Nós podemos obter um produto de quatro maneiras.
1 – Podemos produzir o nosso produto: caçando, pescando ou colhendo frutos, como exemplo.
2 – Podemos utilizar da força para obter um produto: assaltando ou roubando, que não seria o caso, né?
3 – Podemos mendigar, como fazem os moradores de rua para conseguir comida, outro exemplo.
4 – Podemos oferecer um produto, serviço ou dinheiro em TROCA de algo que desejamos.
É nesse ponto que eu queria chegar, na TROCA!
Essa troca é o conceito central do marketing, que envolve a obtenção de um produto desejado oferecendo algo em troca! Kotler já falava disso lá em 2006 e nos dias de hoje faz muito sentido.
Para gente finalizar esse assunto, que você já nem deve mais aguentar, para o que o POTENCIAL da troca realmente possa existir, observe essas 5 condições que Kotler disse:
1 – Que existam pelo menos duas partes;
2 – Que todas as partes possuam algo que possa ter VALOR para as outras partes;
3 – Que todas as partes tenham capacidade de COMUNICAÇÃO e de ENTREGA;
4 – Que todas as partes estejam livres de aceitar ou recusar a oferta;
5 – Que todas as partes ACREDITEM ser adequado participar da negociação.
Faz total sentido, não é mesmo?
A TROCA é um PROCESSO de criação de valor, porque costuma deixar as partes envolvidas em melhor situação.
Eu poderia ficar aqui, por horas, horas e horas escrevendo sobre Marketing, mas você ia achar um saco e ia parar logo de ler.
Se você chegou até aqui, fico muito feliz, pois você está buscando entender a fundo, como funciona o marketing como um todo e não somente uma ferramenta dele.
Nos vemos no próximo artigo? Então, comenta o que você achou deste conteúdo.