Sumário
Saiba agora mesmo o quanto a Ura Reversa Consignado pode ser eficaz em uma operação de vendas de crédito consignado!
Considerada uma das melhores soluções na área de vendas, a Ura Reversa é capaz de aumentar de forma significativa, a produtividade de uma operação de vendas inteira, além de aumentar as taxas de conversão dos leads.
Isso porquê o processo de vendas geralmente é considerado complexo, por existirem diferentes etapas, sendo a mais importante, o momento da negociação, e ter se tornado desgastante aos vendedores, impactando no fechamento das vendas.
Neste artigo, você vai ter a oportunidade de conhecer a Ura Reversa e sua aplicação na área de vendas de crédito consignado, especialmente no momento da abordagem e ainda ter acesso aos principais benefícios para uma equipe de vendas.
A URA Reversa Consignado, é uma estratégia de programação de Robôs Sociais pensada diretamente para a função de ligações ativas, seja de uma empresa de call center ou até de um consultor de vendas deste tipo de crédito.
Seu principal objetivo é facilitar a abordagem do vendedor ou consultor, afim de que possa filtrar clientes interessados em saber mais sobre a proposta e os clientes que não estão interessados ou disponíveis para ouvi-la naquele momento.
Provavelmente você já deve ter recebido uma ligação de um teleoperador, oferecendo algum tipo de produto, cartão de crédito ou até um empréstimo, não é mesmo?
Pois bem! Existe todo um processo logístico que antecipa a primeira abordagem do vendedor em contato direto com o cliente via telefone, entre estes são:
Para formar vendedores, a empresa contratante faz a preparação do funcionário, indicando os principais pilares envolvidos no processo de vendas de modo geral e tende à afunilar apresentando o produto principal que será vendido.
Geralmente este tipo de treinamento pode variar entre uma semana, quinze dias ou até um mês de duração. Durante este período, são apresentados conteúdos teóricos que buscam ampliar o leque de possibilidades de negociação e expertise para as vendas.
Entretanto, geralmente são os próprios vendedores que realizam a captação dos leads de forma orgânica, atualizando planilhas e prospectando contatos de clientes em potencial para contatar posteriormente.
Como faz parte do treinamento de vendas, os colaboradores são treinados para captar leads nas mais variadas plataformas, muitas vezes, este tipo de função é executada até fora do horário de trabalho, o que acaba não sendo interessante para a saúde do colaborador considerando períodos de descanso obrigatórios por Lei.
À depender do produto que será oferecido pelo vendedor, se faz necessário uma pré seleção do mailing que será utilizado, como por exemplo, para a venda de crédito consignado, geralmente são selecionados os seguintes perfis: Aposentados, pensionistas e servidores públicos.
Um estudo prévio se faz necessário para aumentar a taxa de assertividade dos contatos, sem contar os filtros sobre quais são os clientes em potencial que possuem margens de crédito disponíveis para contratação, clientes que já pertencem à base que estão com contratos prestes à vencer e que podem renovar, entre outros.
Sem contar, pesquisas sobre a fama de “bom pagador”, como consultar em empresas de restrições de crédito e relacionamentos financeiros com outras instituições, afinal, esta etapa é fundamental para resguardar a empresa de possíveis desgastes com inadimplências futuras.
É realizada a criação de um determinado script, afim de realizar uma primeira abordagem do cliente, ou seja, uma frase com uma breve apresentação sobre o motivo do contato e direcionamento para a negociação objetivando a venda.
Também é importante considerar a necessidade de conhecimento sobre copywriting, afim de obter êxito desde a primeira abordagem do cliente, caso contrário, todos os esforços anteriores não farão o menor sentido.
Empresas que atuam com sistemas de URA Reversa, oferecem também este tipo de serviço para a criação de copy pensada por profissionais, que visam não apenas passar as informações, mas englobar neste raciocínio, aspectos emocionais que são fundamentais na abordagem inicial, principalmente quando utilizado em uma ura reversa consignado.
Acontece que geralmente, estes funcionários fazem um trabalho extremamente repetitivo, onde estão ligeiramente condicionados à passar um determinado script com dados de margem disponível aos clientes e ofertar a aquisição ou renovação de um contrato de crédito consignado.
Pensando bem, temos alguns agravantes neste tipo de contato realizado via telefone, sendo um deles, o desgaste do funcionário mediante a função repetitiva, segundo que, o público alvo pode ser predominantemente formado por idosos.
O que estou querendo dizer, é que unindo uma meta de vendas muito alta, com um tempo médio de atendimento (TMA) pré-estabelecido, e ainda, a necessidade de atenção redobrada à este tipo de cliente, pode procrastinar ou até interromper o fluxo de trabalho, diminuindo e muito as chances de vendas!
A contratação de uma URA Reversa para vendas de Consignado poderá ser útil, principalmente na abordagem dos clientes, considerando que a mensagem pode ser gravada pausadamente com todas as informações necessárias ao cliente, contando com copy e Mailing profissionais.
Portanto, os vendedores ou consultores, recebem o contato do cliente que de fato, demonstrou interesse em adquirir ou renovar o crédito, e contará com um atendimento humanizado qualificado apenas no fechamento da venda, sem contar com o aumento do engajamento e disponibilidade por parte do consultor que pode ser mensurado.
A URA Reversa Consignado é programada de acordo com a necessidade da empresa ou consultor, uma vez que é capaz de cumprir com funções que à priori eram executadas de forma manual.
Primeiramente, é selecionado o melhor tipo de mailing, ou seja, previamente são trabalhados os melhores contatos para receberem a primeira abordagem.
Algumas empresas oferecem sistemas automatizados na captação de leads, estes que também cumprem o papel de formar mailings dos mais variados para cada tipo de demanda.
O processo é basicamente o mesmo da contratação de um discador automático, a diferença é que a URA Reversa para Consignado é planejada e focada nas vendas de crédito Consignado.
Uma vez contratada, há a seleção do mailing e a definição das opções de redirecionamento do recebedor da chamada para o atendimento humanizado, que pode ser uma operação de vendas ou um consultor.
Personalização: A flexibilidade que uma empresa consegue com a contratação de uma URA Reversa para a venda de consignados é muito grande.
Afinal, é muito mais fácil mudar todas as estratégias, desde a escolha do mailing até as opções de ofertas por meio de um sistema, do que propriamente as orientações à uma equipe de vendas.
Triagem de leads: É possível passar a informação certa, para o cliente certo! Cá entre nós, é muito mais fácil, conversar com alguém que está disposto à ouvir, não é mesmo?
Em uma operação de vendas, não importa o quanto os profissionais sejam qualificados para quebrar objeções, muitas vezes em um único contato, há muitas divergências de informações e conflitos de interesse, impactando diretamente no estado emocional do colaborador e também do cliente em potencial.
Confidencialidade: Não é mais segredo para ninguém, que boa parte das pessoas evitam atender chamadas telefônicas quando estão em débito ou quando não estão nenhum pouco interessadas em adquirir novos produtos, correto?
Um dos benefícios da URA Reversa, é justamente a impessoalidade no primeiro contato, evitando assim, possíveis constrangimentos por ambas as partes em tratar de um determinado assunto, e ainda, tanto o colaborador, quanto o cliente, só irão entrar em contato direto, se o lead por livre e espontânea vontade, aceitar após ouvir a mensagem.
Redução de custo: Podemos imaginar o quanto uma empresa precisa desembolsar e investir em treinamento de equipes de vendas, considerando espaço físico, admissão, supervisores, equipamentos, sistemas, ramais, e muito mais!
Não precisa nem dizer que este tipo de custo pode ser reduzido pela metade, com a aquisição de uma URA, que pode fazer automaticamente o seu trabalho, uma vez que conta com uma série de ferramentas auxiliares.
Otimização do tempo: Você já parou para pensar em quanto tempo em média, um operador gasta em treinamento para aprendizagem de técnicas de abordagem e memorização de script.
Sem contar na prática, com manuseio de sistemas, seleção de contatos, discagem, identificação do cliente, apresentação, para enfim, conseguir realizar sua primeira abordagem.
Sem dúvidas, a URA Reversa fará tudo isso em menos de cinco minutos e conseguirá entregar o cliente pronto para de fato, escutar do operador o assunto principal, que neste caso, serão as informações sobre o crédito consignado disponível para ele.
Aumento das taxas de conversão: Já foi comprovado que um contato muito extenso, com diversas informações à serem processadas ao mesmo tempo, pode gerar gradativamente um desgaste do cliente em linha, antes mesmo que este consiga ser atingido pelo fator emocional durante a conversão da venda.
Isto acontece, porque geralmente o próprio operador devido o cansaço de tantos processos que antecipam este momento, diminui seu entusiasmo e até a empatia, focando somente no objetivo principal e racional que é a venda.
E uma vez que o cliente identifica que o objetivo do contato é somente o fechamento da venda, há a percepção de uma certa robotização e desinteresse às dúvidas e necessidades que ele expõe antes da possível compra, inibindo-o à prosseguir no contato.
Acompanhamento de fluxo: Aguardar um relatório mensal sobre quantas vendas foram fechadas ou quantas encontram-se em negociação, pode ser ruim, principalmente se os clientes que resolveram pensar sobre uma determinada proposta, não recebem um novo contato em tempo hábil.
Você já pensou em quantas empresas utilizam de mesmas estratégias para a captação do lead e conversão de vendas? Neste sentido, é um excelente benefício conseguir acompanhar todo o fluxo de trabalho, tanto da URA Reversa, quanto dos colaboradores em tempo real, e aplicar estratégias de contenção para não perder o cliente para um concorrente!
Melhora da qualidade do atendimento humanizado: Considerando que a URA Reversa para consignado, é capaz de oferecer opções específicas aos clientes antes de ocorrer o contato direto com os atendentes, é possível designar cada grupo de operadores e prepará-los de formas muito eficazes, para o atendimento de cada demanda.
Por exemplo, se o cliente deseja saber mais sobre a proposta de um novo empréstimo disponível para ele, é interessante escolher o atendente com a melhor competência para este tipo de demanda, já se um cliente de base demonstra interesse em renovar seu contrato, um mais experiente em relação às taxas de juros, poderia ser benéfico neste tipo de negociação, percebe?
Como você provavelmente já bem sabe, investimento nem sempre significa “mexer no bolso”, pois geralmente todo e qualquer tipo de investimento financeiro, vem como bônus em seus atributos, outros tipos de benefícios atrelados à ele.
Em se tratando da URA Reversa Consignado, é notório que ultrapassou uma questão de pensar apenas na lucratividade de uma empresa, mas nas pessoas que sempre estiveram por trás desta e que atualmente são lembradas, não apenas como profissionais, mas como.. gente!
Já dizia B.F. Skinner, autor e psicólogo em seu livro Contingencies of Reinforcement, de 1969:
“O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens fazem.”
Claro que é muito mais fácil pensar sobre a perspectiva de que os robôs estão substituindo humanos, mas é válido identificar os motivos pelos quais estes foram necessários ao longo da história.
Como vimos neste artigo, há funções que podem sim serem substituídas e ao mesmo tempo trazer melhor qualidade no trabalho e possibilidade de desenvolvimento e aprimoramento profissional em sentido ao que realmente é importante.
Entenderam como funciona a Ura Reversa Consignado Será mesmo que os seres humanos conseguirão dar conta das diversas demandas e processos que surgirão com o passar do tempo? Siga Nosso Canal do Telegram.