Sumário
Hey, se você acredita que não existe diferença entre eles, está muito enganado. Existe sim diferença Redator e Copywriter. Cada um tem o seu espaço no mercado, vamos entender a diferença?
Então, para entendermos um a diferença entre os dois precisamos voltar um pouco no tempo e entender como surgiu a Redação Publicitária.
A origem da Redação se confunde um pouco com a origem da própria Publicidade. Os primeiros anúncios com finalidade comercial foram feitos por volta de 1650, na Inglaterra. Nos Estados Unidos, foi apenas em 1704 que o primeiro anuncio impresso foi publicado.
Enquanto, no Brasil, as primeiras propagandas comerciais começaram a surgir somente depois de 1850.
Agora, o Copy, como é conhecido atualmente, surgiu no início do século passado nos EUA, pelo publicitário Claude Hopkins.
Depois deste contexto histórico, vamos ver a diferença? Boa Leitura!
É a técnica de concepção de uma ideia e, a partir dessa, a criação de uma peça publicitária. E nisso, conta a linguagem envolvida nela, a qual deve ser na essência, persuasiva.
A partir desse conceito, entende-se que o Redator não se resume apenas em escrever os textos envolvidos na peça, mas sim, ele é o criador de todo o conceito envolvido na composição de uma publicidade.
Assim, o Redator usualmente trabalham em conjunto com um Designer Gráfico, o qual fará o trabalho da composição visual da peça.
Há diversas mídias que suportam uma peça publicitária. Eis alguns exemplos do envolvimento da redação publicitária no nosso dia a dia:
Spots de rádio;
Comerciais de televisão;
Anúncios impressos em revistas ou jornais;
Anúncios online em sites;
Outdoors;
Busdoors (aqueles anúncios em ônibus e transportes públicos);
Placas e fachadas, entre outros.
Eu já fiz um artigo aqui, falando justamente sobre o copy. Então vou fazer só um resumo agora, ok?
Você pode ler o artigo completo aqui: Copwriting – Uma Explicação Rápida e Fácil desse Universo
Copywriting é a arte e a técnica de escrever textos altamente persuasivos que conduzem o leitor à tomada de uma ação preestabelecida pelo autor do texto.
Em outras palavras, podemos dizer que o copywriting, ao contrário da redação publicitária, tem uma forte intenção de venda, mesmo que seja para vender uma ideia, e não necessariamente um produto ou serviço.
O copywriter americano Paul Hollingshead, diz que a diferença básica entre o copywriting e a redação publicitária: o primeiro traz uma “strong call to action”, nas palavras dele, ou seja, uma forte chamada para ação, enquanto a última se trata de um “soft sell ad”, isto é, um anúncio de venda suave.
Agora você entendeu o que é um Redator e um Copywriter? Mas, porque elas ainda geral tantas confusões? Vamos ver?
Antes de continuar, você pode leia o artigo: Descubra Agora mesmo as Boas Práticas de um bom Copywriter
Para entender porque muita gente confunde a redação publicitária com o copywriting (ou vice-versa), ou ainda porque muitos acham que o copywriting surgiu agora, precisamos compreender as diferenças a partir dos termos em inglês.
Nos países anglófonos, o redator publicitário também é um copywriter. Na realidade, existem duas profissões com esse nome: advertising agency copywriter e direct-response copywriter.
O primeiro é equivalente ao nosso redator publicitário. Ele normalmente trabalha em agências de publicidade e é quem recebe os louros das peças de sucesso. Há, inclusive, diversos prêmios mundo afora, no melhor estilo Oscar, para profissionais da publicidade, como o de Cannes, o maior da área.
O segundo é aquele que aqui chamamos simplesmente de copywriter e, quando a eles nos referimos, estamos falando desse profissional ligado ao marketing direto. Muitos acreditam que o copywriting seja algo recente no Brasil. A verdade é que a profissão de copywriter já existe há um bom tempo no nosso país.
Antes do advento da internet, a maneira mais comum de fazer copywriting era por meio da mala direta, forma de comunicação postal na qual as pessoas eram levadas a tomar uma ação. Esta ação normalmente era a compra do produto que se promovia, e o cupom para enviar o pedido já vinha anexado no fim do folder ou catálogo. Por isso, os copywriters de algumas décadas atrás eram mais conhecidos como marqueteiros de mala direta.
O que aconteceu é que, com a explosão do movimento online, especialmente nos últimos anos, com a difusão desta nova modalidade de marketing digital, o copywriting vestiu nova roupagem e se popularizou no meio virtual por esse nome. Daí que alguns “gurus” do marketing digital se aproveitaram da situação para dizerem que são os precursores do copywriting no Brasil.
Chegamos aqui no final do nosso artigo, vamos ver de fato a diferença entre Redator e Copywirter?
A principal diferença reside justamente no fato de o redator trabalhar na concepção da marca e o copywriter promover ações diretas de vendas.
Para quem não é da área, essa diferença parece apenas um detalhe casual. Mas esse detalhe faz toda a diferença, desde a pesquisa, passando por toda a estrutura da peça ou da promoção, até a forma como ela é direcionada ao público.
Atualmente, o copywriting passou a fazer parte de outras rotinas de escrita. Especialmente no marketing de conteúdo, por exemplo, as técnicas de copywriting podem (e devem) ser empregadas de forma a tornar os textos mais persuasivos.
No mundo do marketing digital, é também trabalho de copywriter desenvolver os textos envolvidos em e-mail marketing, em landing pages, em squeeze pages, páginas de vendas, scripts para vídeos de vendas, entre diversos outros formatos.
Até mesmo para o jornalismo o copywriting já se tornou uma necessidade, na escrita de releases ou mesmo de notícias que precisem chamar a atenção do leitor.
E ainda, na literatura, de ficção e de não ficção, o ghostwriter (profissional que empresta seu talento para escrever obras que levarão o nome de seu contratante como autor) também passou a empreender as técnicas de copywriting para tornar seus livros mais atrativos e cativar seus leitores — e também seus clientes.
A redação publicitária, por sua vez, é mais estrita e exige um profundo embasamento teórico. Ao contrário do copywriter de resposta direta, o profissional publicitário possui formação acadêmica e legislação regulamentadora da profissão, incluindo sindicatos.
Por fim, é preciso saber que, tanto para a redação publicitária quanto para o copywriting, a carga de estudos necessárias é enorme. Isto porque ambas as profissões exigem um conhecimento que vai além das suas próprias técnicas.
É preciso ter conhecimentos de psicologia do consumidor, de linguística do discurso, de marketing e de muitas outra áreas. Sem contar que as profissões exigem constante reciclagem, aperfeiçoamento e pesquisas.
Ainda assim, tanto a redação publicitária quanto o copywriting são duas áreas que se encontram em plena expansão no Brasil e estão entre as profissões do futuro!
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Até a próxima.