Sumário
No meu último artigo eu falei, que o meu próximo assunto seria falar sobre Público Alvo x Persona e as suas principais diferenças e a importância de cada um, sendo que a PERSONA nos dias de hoje, para estratégias de Marketing Digital é a mais importante.
Falamos disso numa matéria do Portal R7, onde falamos de Google Ads e como fazemos com os clientes, depois vale a pena conferir a matéria.
Vamos lá, você entendeu o que é Marketing e o que é um Plano de Marketing, correto? Se por acaso, você caiu de paraquedas aqui nesse artigo e quer ler os outros e só clicar no link, estão em amarelo.
Vamos para mais um artigo incrível?
É um conceito muito conhecido dentro do marketing e nas comunicações empresariais. O público alvo é um grupo específico de consumidores com características semelhantes que estão dispostos a comprar os produtos que uma empresa oferece.
De acordo com a definição, compreender quem é o seu público-alvo é uma das chaves principais para qualquer negócio. Pois, se você não sabe para quem oferecer seu serviço ou produto, como irá vender?
Sendo assim, o público alvo é o segmento do mercado que a sua marca quer atingir, simples assim, sem frescura ou enrolação.
A definição é feita a partir da segmentação do mercado. Como sabemos, o mercado é dividido em segmentos com perfis semelhantes e de acordo com características demográficas e comportamentais como: idade, gênero, escolaridade, estilo de vida, personalidade e entre outros.
Essas informações são importantes para as empresas, afinal, são elas que influenciam as decisões de consumo.
Mas, é claro, que essas informações não saem das cabeças de quem trabalha com marketing… é preciso muita pesquisa e análises de mercado para conhecer o público-alvo.
Por que é com o perfil do PÚBLICO ALVO que você entenderá de fato quem é o FOCO EMPRESA, além de ser uma excelente maneira de trabalhar segmentação de mercado, principalmente quando você tem mais de um produto ou serviço!
Quero que fique bem claro para você: quando você define o público-alvo, elimina uma grande quantia de pessoas que, possivelmente seriam impactadas por um anúncio sem possuírem interesse nele.
Outra questão bem importante, com a definição do seu público-alvo, você otimiza o investimento da sua empresa em investimentos de anúncio do Google, por exemplo.
Sendo assim, você coloca os seus esforços para atingir aquela parcela da população que realmente tem macth com o seu negócio e/ou com os seus produtos.
Prometo aprofundar mais esse assunto em outro post….
Quando as estratégias de marketing digital começaram, saber qual era o seu público-alvo, não estava mais sendo tão eficiente. Pois não adiantava mais mirar no cliente, precisa interagir com ele.
A Persona então, traz uma descrição mais aprofundada sobre o avatar do seu cliente! Como assim avatar? Isso, você cria um personagem para seu serviço ou produto. Muitas vezes, o mesmo produto ou serviço possuem diferentes tipos de personas!
Aqui na persona, você aprofunda informações sobre seus hábitos, gostos, interesses, DORES e necessidades. Sendo assim, a Persona abrange toda a complexibilidade de nós, seres humanos e, não mais só uma descrição superficial de características.
Você lembra do primeiro artigo que eu escrevi aqui para a Social Cliques? Nele eu falei sobre o Marketing em si. Olha que legal isso: o público-alvo usamos quando estamos estruturando nosso Plano de Negócios, na fase estratégica, mas, é claro, ele ainda é usado nas estratégias de mídia paga.
Agora, a persona é definida para interação com seu público, ela é usada no Marketing Digital, quando você define usar o marketing de conteúdo, estratégias de relacionamento com quem interage nas suas redes.
Podemos dizer assim: que a persona é a representação fictícia, o avatar, do seu cliente ideal.
Porém, ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, bem como as motivações, os objetivos, os desafios e as preocupações.
Dessa forma, a definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo. Assim, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores.
Sendo assim, não é um bicho de sete cabeças definir a sua persona, pois, se você possui uma base de clientes, ela será a sua fonte para começar suas investigações. Não importa se você tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumam o seu produto, alguns deles tendem a te exemplificar melhor a sua persona.
Portanto, a sua persona não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Esses são dados que vão além de uma pesquisa numérica.
Vou deixar uma dica aqui, que poderá te ajudar, foque tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeito. Nos dois, você aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.
Você conseguiu perceber a diferença entre Público Alvo x Persona? Então, enquanto o público-alvo é uma mira que deve ser atingida, a persona representa o público com que a marca quer interagir.
Fácil né?
Até o próximo!!!