Sumário
Olá, no último artigo falei sobre o Marketing e a importância de ter um plano de marketing definido para alcançar os resultados para o seu negócio.
Eu tinha pensado em abordar outro assunto para hoje, mas pensei: o Plano de Marketing é um assunto importante e, muitos empreendedores não levam ele tão a sério assim!
Afinal, vejo muitas pessoas se preocupando com o digital, em estar presentes nas redes. Mas tem alguns negócios, como por exemplo, uma loja de ferramentas, um restaurante, que o digital funciona como uma vitrine para os produtos. Ainda precisa ser pensando no atendimento, a apresentação do cardápio ou, no caso de uma loja de ferramentas, como elas estão dispostas para o seu cliente ver são itens que merecem a sua atenção e fazem parte do relacionamento com seu cliente.
Você consegue entender? São muitos detalhes e eu estou aqui para te ajudar a entender tudo! Porém vamos com calma, é melhor entender alguns princípios antes de continuar.
Por isso, REGISTRE essa informação para sua vida, para o bem do seu negócio!
Eu falei que o Marketing Digital era uma ferramenta do marketing, lembram? Pois então, é no seu PLANO DE MARKETING que ele aparece, pois é aqui que você ira definir suas metas e objetivos e quais ESTRATÉGIAS serão aplicadas para obter os resultados.
O Marketing Digital é o meio e não o fim, grave isso também!
Antes de eu continuar, queria só te dar uma dica, você pode sim contratar empresas especializadas em Marketing Digital, seja aqui em São Paulo ou qualquer lugar do Brasil. Mas, lembre-se: a agência não irá fazer milagre se você não tiver um Plano de Marketing.
Se a essa altura, você chegou até aqui e não sabe o que é um plano de marketing, eu resumo.
O Plano de Marketing é um planejamento de ações de um negócio e, portanto, uma importante ferramenta de GESTÃO no qual, ajuda você empreendedor, a ter um planejamento estratégico de acordo com o seu mercado de atuação.
Entendeu?
Vou tentar de outra maneira, eu acho que agora você vai entender melhor.
O plano de marketing é uma ferramenta de gestão de marketing, que vai ORIENTAR as estratégias (sim, elas mesmo) e as ações para que os objetivos sejam cumpridos.
O plano também está vinculado à gestão do negócio. Ele é sim, parte do seu plano de negócios, ele se conecta ao seu planejamento estratégico, que é todo aquele mapeamento dos objetivos de curto e longo prazo que você quer atingir para sua empresa.
Para finalizar essa parte, – porque ela está chata – ele deve ser ajustado a sua realidade para que os objetivos de marketing sejam alcançados e, você não deve esquecê-lo dentro de uma gaveta!
Aposto que você começou a empreender sem saber muito bem qual era a importância do Marketing.
Mas, você parou e se perguntou:
– Como eu vou divulgar meu produto ou serviço?
– Como eu atraio clientes?
– E se eu não tenho clientes, como eu crio uma relação com eles?
Você dá o primeiro passo: cria sua página do Facebook, no Instagram, sai criando perfil do negócio em todas as redes, se bobear tem até um canal no Youtube.
Faz um cartão de visita, cria portfólio, um catálogo dos produtos, sai fazendo material de tudo que é tipo. E é ÓBVIO que tudo isso é relevante (talvez eu tenha exagerado no canal do Youtube), mas e as estratégias, cadê elas?
Todas essas ações terão resultados? Sim, mas não serão resultados como você espera e muito menos tão efetivos assim.
E, é bem aqui, que entra a relevância do plano de marketing, é ele que vai DEFINIR um caminho para que o seu negócio alcance resultados em um prazo definido!
O marketing passa a ter uma orientação clara sobre os objetivos, metas e alvos, como você quiser chamar. Os indicadores devem ser monitorados e, caso haja necessidade, você ira fazer ajustes nas suas estratégias para poder desenvolver suas ações.
Pelo que é mais sagrado para você, o Plano de Marketing não é só para gestores, ok? E, se você é um gestor, dono de empresa ou o que for: as suas ideias não devem ficar só na sua cabeça, estamos combinados?
O Plano é um guia para toda a equipe. Com esse “guia”, a equipe passa a entender onde a empresa está e onde quer chegar. Entenderão suas responsabilidades e como o seu trabalho pode contribuir para atingir todos os objetivos.
Agora é a hora em que você para e fala para você mesmo:
– Ok, minha empresa não tem um plano de marketing.
– Eu não estou indo a lugar nenhum.
– Tenho um monte de ideias, mas guardo elas a sete chaves na minha cabeça
Por fim, faz mais um questionamento: como eu vou fazer um plano de marketing para o meu negócio?
Eu respondo para você: Continue lendo e saiba como!
Existem milhões de modelos de Plano de Marketing disponíveis na internet, no final do texto eu conto qual mais gosto de usar quando preciso. Esse modelo, será o seu passo a passo.
Agora, vou só falar o que você vai encontrar nele e irá precisar fazer para ter de fato seu plano!
Um plano de marketing é dividido em três partes:
Planejamento: Nessa etapa você vai definir o perfil do seu consumidor, a famosa PERSONA. Você precisa entender como o seu cliente pensa, seus sonhos, desejos, hábitos.
Faça a Análise F.O.FA – irá ver os seus pontos fortes e fracos, bem como, suas oportunidades e ameaças
Estude a sua concorrência de cabo a rabo, onde atua, localização, atendimento e mais o que puder.. E por fim, vai definir suas metas, mas faça metas que sejam alcançáveis, ok?
Implantação: a implementação do plano trata-se do processo de executar as estratégias de marketing, que serão responsáveis pela realização dos seus objetivos. Por isso:
– Identifique as atividades específicas a serem desempenhadas (O QUE)
– Determinar o prazo de execução de cada atividade (QUANDO)
– Definir a forma que as atividades deverão ser executadas na sequência apropriada e por ordem de prioridade (COMO)
– Atribuir responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas (QUEM)
– Levantar todos custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros. (QUANTO)
PS: A verba de Marketing varia de acordo com cada negócio, não extrapole!
Avaliação e Controle: essa parte é aquela que você consegue ver a diferença entre expectativa e a realidade, para garantir a eficácia do plano como um todo.
Resolvi pesquisar um pouco mais sobre esse assunto e, os materiais que eu analisei trazem como referencia para esse artigo, relacionam esse assunto de uma forma que você deve fazer o acompanhamento antes, durante e depois da implantação do plano.
Os controles são utilizados em uma série de ações corretivas e preventivas. O mais indicado nesses casos, é sempre focar na prevenção que irá garantir a satisfação do seu cliente e investimentos menores.
Exemplos de controle:
– Ação executada antes da implementação: treinamento e seleção de funcionários, gastos em instalações e equipamentos necessários e alocação de recursos humanos e financeiros.
– Ação executada durante a implementação: avaliação e remuneração dos funcionários, boa comunicação interna, comprometimento da equipe.
– Ações tomadas para assegurar os resultados: vendas, lucros ou custos, número de reclamações de clientes, pesquisas antes, durante e depois de ações específicas.
Ufa, acho que você conseguiu entender a importância do plano e como fazer o seu né? Ahhh o modelo que comentei antes é o do Sebrae, é o mais completo e eficiente que você poderá usar.
Chega por hoje, no próximo artigo vou falar sobre PERSONA e PÚBLICO ALVO.
Até lá!