Sumário
Nossa vida cotidiana privada é massivamente influenciada pelo Facebook, YouTube ou Twitter. O próprio Facebook registrou mais de 2,85 bilhões de contas ativas e boa parte da fatia disso vem do Brasil que chega a 130 milhões de contas, segundo a Resultados Digitais.
Há muito que as redes sociais também entraram nas empresas e servem para apresentar a empresa e os seus serviços, começando com uma boa bio para Instagram, Facebook, Linkedin e outras … aumentando notoriedade de comunicando. Para apoiar a apresentação correta e uma aparência coesa da empresa nas redes sociais, as empresas podem definir diretrizes de mídia social.
Embora existam pontos que quase sempre são recomendados para dicas de mídia social, sua própria empresa deve sempre ser considerada. Portanto, faria menos sentido se você simplesmente adotasse as dicas de outras empresas. Portanto, desenvolva diretrizes que incluam seus próprios objetivos, valores e conteúdo.
No entanto, você pode ter uma ideia aproximada do conteúdo essencial das diretrizes existentes. Este artigo fornece uma visão geral dos pontos mais importantes.
Conforme mencionado acima, a política de mídia social deve fornecer instruções específicas e ser consistente com a organização. Para que a implementação seja bem sucedida, no entanto, as necessidades dos funcionários também devem ser levadas em consideração. Uma discussão conjunta pode ser útil porque seus funcionários têm a chance de expressar sua opinião sobre as diretrizes de mídia social. Por esse motivo, as diretrizes de mídia social não são fixas para “eternamente”, mas podem ser discutidas ativamente na empresa e ajustadas se necessário. Em geral, as orientações devem ser vistas como suporte e não como proibições para os colaboradores.
Para a implementação e introdução bem sucedida das diretrizes, é aconselhável criar um guia que responda às perguntas “Como?”, “O quê?” e “Por quê?”. Então, quais são as razões para estabelecer essas diretrizes e por que a conformidade faz sentido.
O estabelecimento de diretrizes de mídia social oferece diversas vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Esta seção fornece uma visão geral das principais razões que falam para a introdução de diretrizes de mídia social.
A forma como as diretrizes devem ser fica a critério de cada empresa. Neste post, apresentamos alguns pontos importantes a serem considerados.
Antes de começar a planejar sua presença na mídia social, pode fazer sentido definir claramente seus objetivos de antemão. Por um lado, você pode descrever onde deseja chegar com seu compromisso e os canais e, por outro lado, como deseja atingir esses objetivos com sua estratégia de mídia social.
Como sempre no trato com outras pessoas, as regras usuais de decência e respeito também devem ser observadas nas redes sociais. Além disso, conheça as regras da respectiva plataforma. Twitter and Co. registram essas regras em suas diretrizes para que todos possam entendê-las. É aconselhável seguir essas regras, especialmente para empresas que querem parecer sérias – também para evitar disputas.
Uma questão importante e às vezes delicada é o direito autoral. Não é apenas a indústria do cinema e da música que conhece as cópias piratas. Postagens e fotos publicadas no Instagram, Twitter ou Facebook geralmente estão sujeitas a direitos autorais . Portanto, certifique-se de não infringir nenhum direito autoral ao publicar conteúdo de terceiros em seus perfis. Isso também se aplica se você quiser postar imagens ou similares de forma modificada. Por outro lado, certifique-se de que o conteúdo da sua empresa e, acima de tudo, as informações legalmente protegidas não sejam usadas sem o seu consentimento. Se você observar isso, a equipe de mídia social da empresa deve ser informada.
As redes sociais são utilizadas para maior alcance e alta visibilidade. Nunca se esqueça disso! Porque cada informação publicada e cada comentário pode ser lido – e divulgado – por um grande número de outros usuários. Portanto, as informações confidenciais devem ser mantidas longe das mídias sociais. Não apenas publicar segredos comerciais, mas também outras informações internas em postagens ou falar sobre elas em público é um tabu.
O respeito foi mencionado como o primeiro ponto das Diretrizes de Mídias Sociais, mas o respeito à competição pode ser visto como um caso especial. Expressar críticas extremamente negativas aos concorrentes é uma questão difícil, pois isso não é considerado uma boa educação e pode rapidamente refletir negativamente em sua própria empresa. Imagine o contrário: você gostaria de ler os comentários injustificados e odiosos de um concorrente sobre sua empresa? Portanto, certifique-se de permanecer factual e salientar que esta é sua opinião ou experiência pessoal.
Ao comunicar nas redes sociais, deve ser feita uma distinção entre a aparência oficial da empresa e a aparência dos colaboradores. Seus funcionários devem se identificar como tal, mas ao mesmo tempo deixar claro que falam por si mesmos e não em nome de toda a empresa.
Este ponto está intimamente relacionado com o anterior. Declarações e divulgações devem ser feitas somente por meio do perfil oficial da Empresa ou por representantes oficiais . Isso não é importante apenas para uma aparência séria, mas também para a responsabilidade. Afinal, quem publica conteúdo é pessoalmente responsável por ele.
Com a enxurrada de postagens que aparecem todos os dias nas redes sociais, é claro que não é fácil produzir constantemente novos conteúdos. No entanto, o conteúdo é tudo nas mídias sociais e, portanto, é aconselhável investir na criação de conteúdo . Isso também inclui pesquisar cuidadosamente até que ponto um tópico já foi abordado antes de publicar um post sobre ele. Em suas diretrizes de mídia social, certifique-se de abordar o fato de que o conteúdo deve oferecer valor agregado para o usuário.
Gostou do artigo? Deseja mais dicas interessantes? Acompanhe nosso Canal no Telegram!