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Resolvemos te entregar o ouro! Neste artigo você vai conferir as dicas mais bombásticas para gerar engajamento no seu insta!
Afinal, o que será que está por trás do engajamento das pessoas com nossos conteúdos nas redes sociais? Se você já se fez esta pergunta, não se preocupe, vamos explorar a principais probabilidades!
Quando se trata de internet, o ser humano costuma ter seu comportamento modificado por algumas contingências e este processo, em relação às redes socais, costuma apresentar um efeito simbiótico.
Como assim Priscila?
Você até pode pensar que as pessoas nas redes sociais podem ter o controle sobre seu próprio uso, inclusive sobre a criação do próprio perfil… ou seja, se elas não quiserem, podem se isentar deste universo, não é mesmo?
Na verdade, mais ou menos!
Vamos refletir sobre algumas situações em que as redes sociais passaram a se tornar quase que necessárias na vida dos seres humanos e você vai entender onde estou querendo chegar… vamos lá?
Há alguns anos atrás, até poderíamos pensar neste sentido, pois muitas empresas ainda aceitavam currículos impressos e solicitavam cartas de recomendação por exemplo, para identificar o seu perfil profissional e seu comportamento no ambiente de trabalho, correto?
Conforme os anos se passaram, empresas começaram a solicitar links de perfis das redes sociais aos seus candidatos, como forma de avaliação profissional, social e até comportamental.
E mesmo as pessoas que resolveram se tornar autônomas ou atuar como freelancer, viram as redes sociais como ótimas ferramentas que poderiam ser utilizadas de forma profissional, e passaram a se autopromoverem de várias maneiras.
Neste sentido, podemos observar a busca por recompensas que partem de algum lugar!
Existem muitas redes sociais que poderiam ser consideradas o cartão de visitas das pessoas, mas o instagram em especial, se tornou o queridinho dos internautas nos últimos anos.
A variedade de funcionalidades que o App passou a oferecer, e que facilitaram e muito a interação entre as pessoas que fazem uso desta rede social.
O engajamento entre os perfis foi tão grande, que superou até o Facebook neste sentido, e existem dados que apontam ter sido por conta das possibilidades de interação simultâneas que o Insta passou a oferecer.
De acordo com pesquisa da empresa Statista, especialista em dados de mercado e consumidores, há a previsão de um aumento de 13% no número de usuários no Instagram entre 2021 e 2025, isso significa mais de 180 milhões de perfis somente no Brasil.
Constatou-se que quanto maior o nível de interação entre os usuários, melhor é o engajamento com os conteúdos e consequentemente, maiores são as recompensas.
O engajamento costuma ser mensurado, de acordo com a interação das pessoas nos conteúdos postados dentro da plataforma.
Estas interações são percebidas através de reações ou ações ativas por parte das pessoas em relação ao que foi postado. E que podem ser através de curtidas, comentários, compartilhamentos, entre outros.
No instagram, também há a possibilidade de mensurar através do tempo em que as pessoas passam visualizando sua postagem, quantidade de respostas ou votos no story.
E para aumentar o engajamento no seu instagram, preste bem atenção nas próximas dicas, pois elas são fundamentais para que você cresça de uma vez por todas, vamos lá?
Busque monitorar e analisar constantemente o número de curtidas, compartilhamentos, novos seguidores, quais as postagens tiveram maior engajamento.
Desta forma, você conseguirá definir quais serão seus próximos passos, pois as pessoas irão direcionar através das interações, o que elas estão gostando mais e assim, você poderá produzir mais conteúdos seguindo mesmo tema.
Uma boa dica, é buscar entre os conteúdos considerados mais relevantes, algumas semelhanças, desta forma, será muito mais fácil produzir conteúdos e acertar no engajamento destes.
É importante realizar uma pesquisa de mercado, antes, durante e após sua apresentação e exposição no instagram, pois assim como você um dia teve a ideia de abrir um determinado negócio, milhares de outras pessoas também tiveram.
O que vai diferenciar o seu trabalho dos demais, são as suas estratégias de marketing, sendo colocadas em prática, juntamente com as peculiaridades e identidade do seu negócio na web.
E claro! A forma como as pessoas costumam se comportar mediante à este tipo de nicho específico. Até porquê, seu olhar também deve estar voltado ao tipo de público-alvo, lembra? Pois é! Eles podem mudar constantemente, fique atento!
Você nunca pode esquecer que apesar de todos os códigos e processos tecnológicos, que fazer tudo funcionar no dia-a-dia, do outro lado das telas, existem seres humanos…
Cada um com suas vontades e frustrações, neste sentido, analisando o seu público-alvo e suas características, assim, já poderá imaginar que tipo de conteúdo poderá ajuda-los.
Você também pode pesquisar no próprio instagram, o que outras empresas de outros nichos estão produzindo mais, e observar o nível de engajamento do público, com estes conteúdos.
Entender como funciona os padrões do algoritmo para entregas e identificação de níveis de engajamento, é fundamental para este aplicativo, porque tudo o que acontece, passa por ele.
Existem critérios e cálculos pré-estabelecidos e que são alterados constantemente, de acordo com as postagens que são realizadas e a interação que é gerada com o público, então fique de olho na melhor hora para postar no instagram!
Em outras palavras, quanto maior for a interação do seu público com suas postagens, maior será a probabilidade do algoritmo entender que seu conteúdo tem qualidade e irá mostra-lo para mais pessoas.
É o algoritmo que sempre determina quais serão as postagens e conteúdos em “alta”, e para quem irá mostrar, considerando que podem ser classificados por nichos.
O instagram possui políticas de uso e responsabilidade, portanto, realiza constantemente o monitoramento dos conteúdos postados por seus usuários.
Caso identifique algum conteúdo que fere suas políticas, ele possui autoridade de retirar aquela determinada postagem de circulação, e ainda, inclui aquele usuário em uma lista específica, afim de que seja monitorado em suas próximas postagens.
E seu perfil poderá ser incluso no Shadowban, também conhecido como “banimento fantasma”, e isso pode impactar e muito em sua busca por interação no Instagram.
É muito comum este tipo de banimento ocorrer, quando o usuário posta vídeos com músicas de fundo, que possuem direitos autorais, e uma vez ocorrido, ele já passa a ter menos engajamento e menos entrega dentro do App.
A violação de diretrizes, também pode causar o banimento fantasma, por isso, é importante estar sempre atento ao tipo de conteúdo postado, principalmente, em relação à “palavras de baixo calão”, assédio, abuso, entre outros.
Sem contar que alguns tipos de conteúdos podem ser interpretados como verdadeiros crimes, fique atento!
Agora vamos falar de um tema bem importante, sabendo de tudo isso a pergunta que não quer calar é: qual a melhor hora para postar no Instagram?
Existem algumas horas clichês, ou seja, que sabemos que o engajamento aumenta e claro, trazemos algumas dicas bem úteis referente a isso para vocês, mas tendo em mente que a melhor maneira de entender a melhor hora para postar no instagram é visualizando uma tabela simples que preparamos, veja:
Legal né? Agora que sabe qual a melhor hora para postar no instagram, existe um outro ponto bem importante, mas que deixarei para um outro artigo, e com certeza complementará muito esse aqui. Qual conteúdo postar e quantas vezes postar conteúdos.
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