Sumário
Hey, você sabe a real importância das leads para o seu negócio? Aqui na Social Cliques nos somos especialistas na capacitação de leads. Por isso, batemos muito nessa tecla e você precisa entender isso.
Vamos lá então? Boa Leitura!
O uso do termo lead se popularizou bastante nos últimos anos devido ao Inbound Marketing, e esse termo também se faz presente no Outbound Marketing.
Leads são os potenciais clientes de uma marca que demonstram interesse em usar o seu produto ou serviço.
Para adquirir leads, as pessoas devem preencher um formulário com seus dados pessoais ou profissionais como nome, e-mail, telefone e/ou outros dados que possam ser necessários dentro da sua estratégia para o recebimento de uma oferta, newsletter ou material.
Esses dados podem ser colhidos por várias formas como formulário de rua, site, telemarketing, tais dados vão para o funil de vendas também conhecido como pipeline. As redes sociais são excelentes captadoras de Leads para o seu negócio.
O objetivo do pipeline é fazer com que os leads atravessem os estágios de compra até que se tornem clientes para a empresa. Durante os estágios, você tem a oportunidade de educar o seu cliente para o mercado e atraí-lo para o seu produto através de materiais, webinars e demos.
O funil de vendas é dividido em três partes: topo, meio e fundo.
Essa divisão é necessária para entender em que estágio o lead se encontra em relação a interesse e maturidade com a aquisição do seu produto.
Após essa pequena explicação, vamos de fato para importância dos Leads!
A importância dos Leads para o seu negócio!
As informações dadas pelos leads permitem entender quem são os clientes em potenciais.
Essas informações nos permitem perceber o que eles gostam, o que eles querem e o que não sabem, nos ajudam a refinar a sua estratégia de relacionamento e captação de leads e até trazer melhorias para o seu produto. Afinal, tudo isso pode ser mensurado e analisado.
Quando se trata de leads não podemos concluir que qualquer um é um bom lead para se estar no funil de vendas da empresa.
Chegamos no ponto crucial sobre qual a importância dos leads para o seu negócio: qualificação ou quantidade?
Quase sempre as empresas dão mais valor a quantidade do que a qualidade e isto é um grande engano que a longo prazo traz consequências catastróficas.
Primeiro porque quantidade não significa qualidade. Segundo porque um número alto de leads sem qualquer filtro, desperdiça o tempo do time de Vendas com leads que poderiam ser potenciais clientes.
A qualificação dos leads para o seu negócio nada mais é do que identificar se o lead presente no seu funil é ou não um potencial cliente. Por mais que o lead tenha se interessado pelo seu produto e até se engajado ao fazer o download de alguns materiais, isso não significa que ele seja um potencial cliente.
As razões de leads fornecerem dados para uma empresa são diversas e não propriamente porque querem fechar negócio.
Às vezes um material específico, curiosidade ou mera especulação são motivos de um lead quererem fazer parte do seu funil. E isso gera uma alta quantidade de leads, sobrecarregando o time de Vendas que tentará atender a todos e assim criar oportunidade de negócio ou até influenciar na contratação de mais vendedores para atender toda a demanda.
Em consequência disso, superficialmente é visto um volume alto de oportunidades, mas a maioria não são oportunidades reais de negócio.
É um investimento muito alto para um pouquíssimo retorno. Portanto, quantidade não significa oportunidade.
O Thiago escreveu um artigo incrível sobre leads, leia ele também: Leads Qualificadas para conseguir muito Mais Clientes.
A importância dos leads na sua empresa deve ser a primeira motivação para criar estratégias que possam qualificar e ter um funil de vendas com quem realmente pode se tornar um cliente.
Para qualificar, é necessário pesquisar e estudar o seu público-alvo antes de iniciar a prospecção e levar em consideração dois critérios como estrutura da estratégia para a qualificação:
Focar num nicho pois atender a todos não é compensador, principalmente a longo prazo;
Definir o ICP (Perfil de Cliente Ideal) para captar clientes em potenciais e evitar o churn (cancelamento) tão cedo.
A qualificação de um lead começa pela definição do seu ICP – Ideal Customer Profile ou Perfil de Cliente Ideal.
A sua equipe precisa ter a clareza de quem são os clientes ideais, o que chamamos de leads com fit. Essa clareza surge quando é feito o ICP, que é um detalhamento das empresas que a sua solução tem condição de entregar o maior valor.
Ficou claro agora porque um Lead Qualificado é importante? Com um lead qualificado sua equipe de vendas foca em quem realmente está interessado no seu produto.
E Então, pronto para gerar leads para o seu negócio? A Social Cliques é especialista em capacitação de leads qualificados, fale com pessoal da equipe e melhore a qualidade dos seus leads.
Até mais!