Sumário
O que é leads? Você sabia que para ter sucesso em qualquer negócio é preciso gerar leads qualificados? Mesmo em um mercado promissor, como o de TI em é necessário um bom trabalho de aquisição de clientes para crescer e se manter competitivo.
Nesse artigo, explicamos o que são leads, quais são as melhores formas de consegui-los e como você pode se preparar para atrair negócios na era da inteligência artificial. Acompanhe!
Lead é um termo em inglês que significa “líder”. No contexto de gestão de vendas, lead é o termo usado para definir um potencial cliente. Ou seja, um lead é alguém que pode se tornar um cliente em potencial.
Para tornar esse conceito ainda mais claro, vamos dar um exemplo. Suponha que você seja dono de uma loja de roupas. Seu objetivo é atrair clientes para comprar roupas. Seu potencial cliente é a pessoa que está visitando sua loja, mas ainda não comprou nada. Já seu cliente é a pessoa que comprou roupas na sua loja.
Leads são o tipo de mídia de publicidade mais comumente usado. Eles podem ser impressos ou em mídia eletrônica, como sites e plataformas de mídia social. Um lead é um indivíduo que demonstrou interesse em um produto ou serviço e está pronto para comprar.
Portanto, um lead é a pessoa que está interessada em comprar roupas, mas ainda não fez nenhum pedido.
Quando ficar a imaginar: Leads o que é, tenha em mente tudo que mencionamos acima.
Gerar leads pode ser um desafio, mas é importante focar na qualidade em vez da quantidade. Você quer ter certeza de que está segmentando as pessoas certas e fornecendo a elas conteúdo valioso que desperte o interesse delas.
Quando se trata de gerar leads, existem vários métodos diferentes que você pode usar. Você pode alcançar clientes em potencial por e-mail ou mídia social, ou pode veicular anúncios direcionados a dados demográficos específicos.
Seja qual for o método escolhido, é importante focar na qualidade sobre a quantidade. Se você bombardear clientes em potencial com muitas mensagens, eles podem não ter tempo para ouvir o que você tem a dizer.
Para gerar leads qualificados é necessário trabalhar de forma inteligente a aquisição de clientes. Existem diversas formas de fazer isso, mas vamos listar aqui as principais:
Buscar oportunidades em redes sociais
As redes sociais são ótimas para encontrar potenciais clientes. No entanto, é importante estar atento para a qualidade dos leads. Muitas vezes, as pessoas que estão nas redes sociais não estão necessariamente interessadas em comprar produtos ou serviços.
Por isso, é importante utilizar técnicas de segmentação para identificar os leads qualificados. Uma boa estratégia é utilizar ferramentas de geolocalização para identificar os consumidores que estão próximos à sua empresa.
O que é Leads de Vendas
Um blog é uma excelente forma de gerar leads qualificados. Nele, é possível publicar conteúdos relevantes sobre o seu produto ou serviço e, assim, atrair potenciais clientes.
Além disso, um blog é uma ótima forma de construir a confiança dos leads. Quando as pessoas percebem que você é uma autoridade no assunto, elas tendem a confiar mais em seus produtos e serviços.
Aqui mesmo na Social Cliques, utilizamos muito o Blog, gerando com isso conteúdo de valor para nossos usuários, conquistando novos clientes diariamente.
Os anúncios são uma ótima forma de atrair leads qualificados. É possível utilizar anúncios em diversos canais, como jornais, revistas, TV, rádio e internet.
Além disso, é possível utilizar anúncios em formatos diversos, como texto, imagem ou vídeo. O importante é escolher o melhor canal e o melhor formato para atrair os leads qualificados.
O e-mail marketing é uma excelente forma de atrair leads qualificados. Nele, é possível enviar conteúdos relevantes sobre o seu produto ou serviço para pessoas que se cadastraram na sua lista de e-mails.
Dessa forma, você pode construir uma relação de confiança com os leads e, assim, persuadi-los a comprar seus produtos ou serviços.
Participar de eventos é uma excelente forma de atrair leads qualificados. Nesses eventos, é possível apresentar seus produtos ou serviços para pessoas que estão interessadas no assunto.
Além disso, é possível estabelecer contatos com potenciais clientes e trocar ideias sobre os assuntos de interesse deles. Assim, você pode construir uma relação de confiança com os leads e persuadi-los a comprar seus produtos ou serviços.
O telemarketing é uma excelente forma de atrair leads qualificados. Nele, é possível entrar em contato com potenciais clientes e apresentar seus produtos ou serviços.
Além disso, é possível coletar informações sobre os interesses dos leads e, assim, filtrá-los para identificar os melhores prospects.
O marketing de conteúdo é uma excelente forma de atrair leads qualificados. Nele, é possível publicar conteúdos relevantes sobre o seu produto ou serviço e, assim, atrair potenciais clientes, ou seja, o que é lead quente.
Além disso, é possível construir a confiança dos leads. Quando as pessoas percebem que você é uma autoridade no assunto, elas tendem a confiar mais em seus produtos e serviços.
Aqui na Social Cliques, temos a tecnologia que oferece robô de ligações para empresas que já possuem listas de clientes para fazer o trabalho que levaria dias a ser realizado.
O Robô Social 1.2 executa 1.200 ligações por dia dando muito mais velocidade em todo o processo.
Com isso o processo de geração de Leads fica muito mais simples e descomplicado, onde o robô de ligações realiza em um dia um trabalho que um colaborador levaria praticamente um mês fazendo.
O e-mail reabilitado é uma excelente forma de atrair leads qualificados. Nele, é possível enviar conteúdos relevantes sobre o seu produto ou serviço para pessoas que se cadastraram na sua lista de e-mails, mas não compraram nada ainda.
Dessa forma, você pode reativar os contatos dos leads e persuadi-los a comprar seus produtos ou serviços.
As pesquisas são uma excelente forma de atrair leads qualificados. Nessas pesquisas, é possível coletar informações sobre os interesses dos leads e, assim, filtrá-los para identificar os melhores prospects.
Temos um software muito interessante que é excelente para captação de leads b2b sendo um dos que mais comercializamos aqui na Social Cliques, pela velocidade de pesquisas que o mesmo realiza em questão de minutos.
As redes de contatos são uma excelente forma de atrair leads qualificados. Nelas, é possível encontrar potenciais clientes através de contatos de amigos, familiares e colegas.
Mais de 90 Softwares para captação de Leads e o melhor de tudo…com licença anual, ou seja, sem mensalidades, sem custos por cada lead gerada.
Um Pack Completo que a Social Cliques comercializa para pequenas, médias e grandes empresas que visam em reduzir seus custos, gerando leads de maneira orgânica.
Com o Social Soft, conseguirá gerar:
É realmente uma infinidade de possibilidades, sendo que o melhor de tudo é que você pode Baixar Grátis o Social Soft para testar suas funcionalidades gerando Leads Qualificadas.
O sistema BotConversa é uma excelente ferramenta para geração de leads qualificadas e com possibilidades que vão muito além do que imaginamos, graças a seu multi sistema e as etiquetas que servem para milhares de estratégias.
O whatsapp é sem dúvida o aplicativo mais utilizado do Brasil, e quem não estiver por dentro disso, deixará dinheiro na mesa, com certeza. Utilizar-se dessa ferramenta para obter mais leads, suporte e pós venda é importantíssimo.
O BotConversa te dá possibilidades de engajamento e ter múltiplos usuários dentro da mesma ferramenta e com apenas um só númeero de telefone.
Isso representa muito mais controle referente a tudo que ocorre na área comercial. Melhora na performance de todo o time de vendas e ainda dá para realizar um excelente trabalho de remarketing em cima dos leads etiquetados.
Agora já sabe lead o que é, mas e o Inboud marketing? O inbound marketing é a prática de atrair e engajar clientes por meio de conteúdo, incluindo blogs, artigos, postagens de mídia social e webinars. O marketing de entrada é frequentemente visto como uma maneira mais eficaz de alcançar clientes do que o marketing de saída, que se concentra em alcançar clientes em potencial por meio da publicidade.
O inbound marketing é mais eficaz porque pode construir um relacionamento com o cliente e comunicar sua mensagem diretamente, sem interromper o trabalho dele. O marketing de entrada também melhora a experiência do cliente e ajuda você a se tornar um recurso confiável. Aqui estão alguns passos para implementar o inbound marketing:
O inbound marketing tem tudo a ver com as pessoas que você está segmentando. Você deve entender seu público e com o que eles se importam, para que possa encontrar maneiras de atender às necessidades deles. Se você deseja ter sucesso com sua estratégia de inbound marketing, precisa entender as necessidades do seu público e garantir que está atendendo a elas.
O funil de leads é um modelo de negócios em que um pequeno número de pessoas no topo do funil de vendas é responsável por gerar a maioria dos leads e vendas. Esse tipo de sistema é frequentemente usado por startups porque permite que elas se concentrem no desenvolvimento de seu produto em vez de comercializá-lo.
O funil mede o número de pessoas interessadas em seu produto, o número de pessoas que o compram e a quantidade de dinheiro que gastam. Esta é uma representação muito simples de como um negócio funciona. Há outros fatores a serem considerados também.
Por exemplo, você é responsável pela qualidade do seu produto e pela forma como ele é comercializado.
Um funil de leads é um sistema projetado para reduzir o tempo necessário para trazer novos clientes para o seu negócio.
A maneira mais fácil de pensar em um funil de leads é como uma série de etapas que apresentam clientes em potencial à sua empresa. Conforme você passa por essas etapas, você constrói confiança e credibilidade com cada pessoa que entra em contato com seu produto.
Muitas pessoas acreditam que o topo do funil é onde toda a mágica dos negócios acontece. Eles estão errados. Na verdade, o topo do seu funil é apenas uma fração do que torna seu negócio bem-sucedido. O resto vem da criação de uma estratégia eficaz de vendas e marketing, visando seu cliente ideal e executando essas estratégias.
Antes de começar a gastar dinheiro em anúncios caros, passe algum tempo aprendendo como criar e implementar uma estratégia de marketing que funcione. Essa estratégia levará mais do que apenas alguns meses para ser desenvolvida. Levará anos de tentativa e erro. Mas valerá a pena cada minuto.
Comece identificando os clientes mais prováveis que você segmentará. Depois de decidir quem são esses clientes em potencial, pergunte-se: do que eles precisam? O que eles querem? Essas são perguntas importantes a serem respondidas antes de iniciar sua estratégia de marketing.
O meio do funil de leads é um termo usado para descrever o estágio de um funil de vendas em que os leads são convertidos em clientes pagantes. Durante o funil de leads, a equipe de vendas está trabalhando para converter leads em clientes, construindo relacionamentos e fechando negócios.
O sucesso de um funil de leads depende de quão bem ele captura e qualifica leads, converte-os em clientes e mantém esses clientes. Os leads podem vir de muitos lugares diferentes, mas as fontes mais comuns são:
Canais de marketing interno (como clientes em potencial de chamadas frias de vendedores, campanhas de e-mail e assim por diante)
Canais de marketing externos (como anúncios de pesquisa paga, formulários de geração de leads em sites e assim por diante. Mídias sociais (como anúncios no Facebook, campanhas do LinkedIn e assim por diante) Interação com os clientes (via telefonemas, bate-papos por e-mail, tickets de suporte etc.)
O sucesso de um funil de leads depende de quão bem ele captura e qualifica leads, converte-os em clientes e retém esses clientes.
O lugar onde a Lead tem consciência e deseja realizar a compra, esse lead já sabe muito bem o que deseja.
O lead já sabe o que quer e está pronto para fazer a compra. Esta etapa é a melhor que existe, pois o lead está pronto.
É uma etapa poderosa porque explica por que essa etapa específica do processo de vendas é tão importante. O lead já está ciente do que deseja e, portanto, tem mais chances de fazer uma compra.
Essas informações podem ser usadas pelos vendedores para fechar mais negócios e aumentar sua taxa de sucesso. Ele também pode ser usado por empresas para melhorar seu processo de vendas e garantir que mais leads estejam prontos para fazer uma compra.
Quando se trata de geração de leads, não há dúvida de que o Google Ads é uma plataforma poderosa. Mas o que muitas empresas não percebem é que nem todos os leads são criados iguais – alguns são muito mais valiosos do que outros. Então, como você sabe em quais leads concentrar seu tempo e energia?
A chave é direcionar os leads que já conhecem seu produto ou serviço e desejam fazer uma compra. Esses leads fizeram suas pesquisas, sabem o que querem e estão prontos para comprar. Eles também são muito mais propensos a converter, então vale a pena investir neles.
Para encontrar esses leads de alto valor, comece segmentando palavras-chave e anúncios relevantes para sua empresa. Certifique-se de que sua página de destino seja personalizada para aqueles que já manifestaram interesse no que você oferece. E, por fim, acompanhe seus resultados para ver quais campanhas estão gerando mais conversões.
Então, como você vai conseguir leads? Você pode gastar seu tempo ligando para as pessoas ou enviando mensagens de e-mail de spam, mas isso leva muito tempo e pode ser uma perda de tempo. Em vez disso, você pode optar por gerar leads por meio de abordagens mais passivas.
Copywriting é a arte de criar uma escrita eficaz e persuasiva. Ele pode ser usado para materiais de marketing, conteúdo do site, e-mails e até mesmo discursos. Os redatores devem ter um forte conhecimento de gramática, estilo e composição para criar textos eficazes. Eles também precisam saber como se conectar com seu público em um nível emocional.
É uma das habilidades mais importantes que uma empresa pode ter. Não só ajuda a vender produtos e serviços, mas também ajuda a criar uma ligação emocional com potenciais clientes. Um bom copywriting pode fazer com que um cliente se sinta parte da empresa e que seja valorizado.
Copywriters também ajudam a desenvolver campanhas de marketing e escrever cartas de vendas. Os redatores devem ter um forte conhecimento de gramática, estilo e composição para criar textos eficazes. Eles também precisam saber como se conectar com seu público em um nível emocional.
A Social Cliques é o fornecedora líder de inteligência de vendas e software de gerenciamento de leads. Ajudamos as empresas a fechar mais negócios e aumentar sua taxa de sucesso, fornecendo as ferramentas e os dados de que precisam para ter sucesso.
Agora que já sabemos muita coisa sobre o assunto, dificilmente se questionará sobre leads o que é mais uma vez. Mas se ainda tiver dúvidas, ou mesmo não tendo, mas querendo aprender mais coisas, acesse nosso Canal no Telegram e fique por dentro de tudo.
Leads o que é mesmo? Brincadeira, você já sabe o que é leads! Até a próxima!