Sumário
É fato que qualquer ramo de negócio hoje precisa estar constantemente visível para seu público através das mídias digitais.
Isso não significa dizermos que os meios tradicionais de conquistar clientes estão ultrapassados, porém não há outra forma de escalarmos nossos negócios se não utilizarmos os recursos disponíveis nas grandes redes digitais. O alcance que a internet proporciona é infinitamente superior quando comparado com qualquer outra mídia tradicional de aquisição de leads de consórcios.
Se você é um corretor de consórcios, com certeza está familiarizado com o significado e funcionamento do mesmo, mas é importante deixar claro para quem ainda não conhece. Um consórcio nada mais é que um grupo de pessoas unidas por um interesse em comum: a aquisição de um bem ou serviço.
A demanda por leads de consórcios se torna enorme devido a dificuldade de captar clientes na área.
No consórcio os integrantes realizam pagamentos mensais de acordo com os valores pré determinados. O montante acumulado formará uma espécie de poupança comum e, ao final do prazo do consórcio, todos os participantes têm direito a adquirir o bem desejado.
O tráfego gerado através de campanhas de anúncios é, atualmente, aquele empurrão inicial que todo negócio precisa.
É claro que pode-se fazer, e deve, apenas com o alcance orgânico das redes sociais, mas é preciso ter em mente que plataformas como o Facebook, por exemplo, vêm diminuindo o alcance orgânico das publicações na rede, ou seja, menos pessoas verão suas postagens se você não as impulsionar de alguma forma, pagando para o Facebook mostrar suas publicações para mais pessoas.
Infelizmente, se você não investir dinheiro em suas publicações nas redes sociais, somente 5% em média, no Facebook por exemplo, dos seus próprios seguidores serão impactados por suas postagens.
Exatamente. Nem mesmo seus seguidores na totalidade verão tudo que você publica na rede.
Além disso, investir em compra de tráfego costuma trazer resultados muito mais rápidos e com melhores desempenhos. Os algoritmos que estão por trás desses desempenhos estão cada vez mais inteligentes e assertivos na segmentação dos públicos corretos para cada tipo de negócio.
Vale a pena ressaltar que o indicado é sempre contratar um profissional ou empresa qualificada para realizar a gestão de tráfego para seu negócio.
Este profissional ficará responsável por realizar as campanhas publicitárias, assessorar o corretor de consórcios quanto à produção de material para suas redes e analisar as métricas de performance das campanhas, sempre com o objetivo de aumentar o número de leads qualificados e diminuir o custo de aquisição por lead, visando uma maior lucratividade para seu cliente.
O ramo de captação de leads para consórcios, assim como tantos outros, possui um público bem específico que apresenta uma maior tendência de aquisição do produto.
O gestor de tráfego responsável pela captação dos leads fará um estudo de mercado para auxiliar o corretor, através de diversas ferramentas, trazendo pautas de conteúdos que vão ao encontro dos interesses dos seus possíveis clientes.
Este tipo de investimento traz não apenas leads qualificados para o seu negócio como também é uma ótima maneira de criar autoridade em cima do seu perfil profissional, fortalecendo sua base de fãs e seguidores nas redes sociais.
Ou seja, a compra de tráfego, além de trazer resultados no curto prazo, ajuda a fortalecer sua marca no mercado de corretagem no longo prazo.
Sempre que se fala em buscadores ou motores de busca, logo pensamos no Google. Não é para menos, o gigante das buscas é líder de mercado, com larga vantagem em relação ao segundo colocado Bing.
Em relação ao Google, que é onde precisamos concentrar nossos maiores esforços, já que 94% das pessoas o utilizam quando precisam procurar por algo na internet, é preciso ter em mente que existem duas maneiras principais de trabalhar nosso posicionamento nas buscas.
Uma de forma orgânica, sem investir diretamente em anúncios, conhecida por SEO e outra conhecida por SEM. Esta última com investimento em anúncios dentro dos motores de busca.
Trabalhar as estratégias de tráfego relativas aos buscadores torna-se extremamente relevante pelo fato de que o cliente que busca por algum tipo de produto ou serviço, muitas vezes, já passou pela etapa de convencimento e encontra-se no meio do caminho do funil de aquisição.
O que torna esse investimento muito mais assertivo quando comparado a outros que necessitam educar o cliente quanto à necessidade de compra, reforçando o problema enfrentado por ele e apresentando os benefícios do seu produto ou serviço.
Veremos a seguir porque devemos investir nas estratégias de aquisição de tráfego dos motores de busca para nosso negócio, conseguindo com isso leads de consórcios.
Para quem nunca ouviu este termo antes, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para os Sistemas de Buscas.
Na prática são estratégias e diretrizes para conseguir leads de consórcios que podem ser aplicadas a um site, página, vídeo ou outro tipo de conteúdo na internet com o objetivo de melhorar seu posicionamento nos resultados de buscas para as palavras-chave relacionadas.
Estas estratégias vão desde a otimização do código fonte de uma página ou de um site inteiro, velocidade de carregamento, otimização de imagens até mesmo construção de um perfil de links de outros sites para seus conteúdos.
A importância dos links no SEO é enorme. Para o algoritmo do Google, quando um site linka outro, é como se aquele site estivesse indicando o outro como alguém a ser notado na rede, facilitando a captação de leads de consórcios.
Links de sites com grande autoridade, como grandes portais de notícias ou até mesmo sites governamentais, costumam causar um maior impacto na escalada do seu site até melhores posições nas buscas.
Outro fator importantíssimo para SEO é o conteúdo. Quanto mais valor seu conteúdo entregar para o leitor, trazendo vídeos, imagens e, se possível, escrito por alguém com conhecimento técnico que assine por aquele conteúdo, mais relevante sua página ou site torna-se aos olhos do Google.
No mercado existem diversos profissionais e empresas capacitadas para prestar consultoria e serviços técnicos em SEO. É um dos melhores investimentos a longo prazo para seu negócio.
Semelhante à estratégia de SEO, o Search Engine Marketing, ou Marketing para os mecanismos de busca, também visa posicionar seus ativos o melhor possível dentro das páginas de resultados de busca dos buscadores. Mas as semelhanças param por aí.
Quando falamos de SEM, a primeira etapa é entender que nesta estratégia existe um investimento em compra de anúncios diretamente com o buscador.
Você já deve ter notado que quando realiza uma pesquisa no Google, por exemplo, os primeiros resultados mostram a palavra “Anúncio”. Isto significa que estes sites estão pagando para estarem naquela colocação, ou seja, não é pelo simples fato de possuírem autoridade e um conteúdo relevante.
A grande vantagem de criar campanhas de anúncios no Google é o rápido posicionamento para as palavras-chave que você julgar relevante para o seu negócio. No mesmo dia em que você configurar suas campanhas dentro da plataforma, já é possível estar recebendo leads de consórcios, ou seja, clientes qualificados que estão procurando pelo seu produto ou serviço e fechar negócios.
A desvantagem desta estratégia quando comparada à de SEO é que quando faz compra de tráfego, ao parar as campanhas, todo o tráfego que visitava seu site atrás dos seus produtos, acabam indo para os sites dos concorrentes, enquanto que as posições adquiridas através de SEO para conseguir leads de consórcios costumam manter-se por muito tempo, desde que você nunca pare de produzir conteúdos de qualidade para seu site e fique de olho nas diretrizes de boas práticas que o Google estiver considerando no momento.
Portanto, aconselhamos que você dedique sempre uma verba para o marketing de seu negócio de corretagem para captação de leads de consórcios qualificados e, se for possível, dê preferência para as estratégias aqui indicadas pois consideramos as mais atrativas e com melhores resultados.
Agora que você já é um expert em leads de consórcios, nos acompanhe em nosso Canal do Telegram e receba dicas diárias sobre estratégias de leads.