Sumário
Conheça a profissão que se tornou febre entre youtubers e blogueiros nos últimos anos!
Você imaginava que algum dia, um influenciador de pessoas seria reconhecido como um profissional?
Pois é… As novas gerações chegaram com tudo e fizeram da era digital muito importante em alguns quesitos específicos, que serão explorados neste artigo e que irão te fazer refletir.
Iremos acompanhar como isso foi possível, quem são os famosos “digital influencers”, o que eles fazem e como até você, poderá se tornar um deles! Vamos lá?
Como sempre busco enfatizar, primeiramente é importante voltarmos um pouco no tempo e observar como a sociedade costumava se comportar, desde que o “mundo é mundo”.
Somos seres gregários! Isso quer dizer, que sobrevivemos em grupos e foi desta forma que conseguimos nos desenvolver ao longo de séculos, até chegarmos até aqui.
… (Lembra do filme “Náufrago”?) … Caso não, fica a dica de um filme que retrata bem o que geralmente acontece com as pessoas solitárias, e isso não se resume às formas de sobrevivência apenas biológicas, mas sociais.
As pessoas em sua natureza, precisam de outras pessoas, principalmente quando se trata de desenvolvimento intelectual ou mental.
Mas é claro que o comportamento humano e suas relações, sempre foram moldados conforme novas descobertas e principalmente, com o avanço tecnológico.
E já que o intuito das mídias e redes sociais sempre foi promover a informação e a interação entre pessoas, te convido a buscar compreender como o digital influencer surgiu e ganhou espaço no mercado partindo deste princípio.
Muitas polemicas acerca do desenvolvimento tecnológico têm sido discutidos e estendidos até os dias de hoje.
Até porque, alguns acreditam que a tecnologia e o uso abusivo das redes sociais estão tornando as pessoas menos sociáveis na vida real e cada vez mais artificiais.
Mas existe um outro lado, que acredita que a internet por si só está caminhando para se tornar a maior conexão humana já vista na história e que neste processo, haverá a evolução de diversas habilidades humanas.
Mas a grande questão é: Será que seriamos os mesmos, caso não houvesse todo este movimento do mundo digital nos cercando?
A resposta para tal questão é subjetiva, ou seja, cada um pode analisar livremente sobre os impactos das redes em suas vidas…
Mas em se tratando do assunto principal do nosso artigo, posso adiantar, existem milhares de pessoas atuando como influenciadores de pessoas na web e simultaneamente, um público de espectadores se beneficiando deste movimento.
Sabe aquela história sobre a necessidade de conquistar mais e mais seguidores e inscritos?
Pois bem! A busca desenfreada por engajamento nas redes sociais, não é apenas em busca de fama, existe um mercado muito lucrativo para todos os envolvidos.
Os considerados influenciadores digitais, podem ser patrocinados por grandes marcas para promover produtos ou serviços através de suas páginas, canais e perfis.
Geralmente tais empresas buscam o profissional que melhor representa o que pretende vender, ou seja, quanto mais próximo do seguimento de determinado produto ou serviço um digital influencer famoso estiver, maiores serão as chances de uma grande empresa contratá-lo.
O interessante, é que o patrocínio pode trazer ótimos ganhos financeiros para ambos, pois quanto mais engajamento no conteúdo que está sendo apresentado, melhor para quem o apresenta (influencer) e também para quem o financia (empresa).
Sem contar na possibilidade de o profissional ficar associado à marca e vice-versa, ou seja, se o influenciador tiver milhares de seguidores, com a marca atrelada a ele, ela poderá ganhar maior credibilidade, e à depender da empresa que está por traz deste negócio, o profissional poderá ser visto como alguém mais influente e importante.
Com o conhecimento e as ferramentas certas, alguém… Um dia, descobriu que poderia fazer dinheiro com tudo o que há disponível gratuitamente na internet.
O digital influencer é o profissional que trabalha principalmente através das redes sociais, criando conteúdos em social media para um tipo de público específico.
Geralmente, estes conteúdos são postados em redes sociais, como: Youtube, Instagram, TikTok, Facebook, entre outros.
Se você considerou esta ideia interessante, assim como eu, e está disposto à não só ficar conhecido por centenas de pessoas no mundo, como referência em algum tipo de assunto, está no lugar certo!
Confira 5 dicas básicas para começar criando conteúdos incríveis para os internautas:
Primeiramente, esqueça a ideia de que você precisará ter uma câmera de última geração ou um estúdio para gravações profissionais.
É importante que você tenha pelo menos um smartphone com câmera e som de boa qualidade, e um local silencioso com iluminação razoável.
No início, você também não conseguirá pagar editores ou até profissionais da área do marketing digital para te auxiliar.
Portanto, considere o uso de aplicativos simples e breves estudos sobre criação de conteúdos, válidos.
Que a internet tem muitos conteúdos disponíveis gratuitamente, nós já sabemos certo?
E é por este motivo que você deve identificar quais assuntos você domina e sobre quais temas pretende se tornar referência para as pessoas.
Neste processo, também é importante saber quem são os seus concorrentes e o que já existe na web, assim, conseguirá ser criativo e se destacar!
A variedade de faixas etárias que acessam as redes sociais é grande!
Portanto, analisar com que tipo de pessoas você mais se identifica e direcionar o seu tema a elas, pode tornar sua tarefa de criar conteúdo muitos mais fácil.
Sem contar que você conseguirá manter um padrão de comunicação e expansão dos assuntos tratados nas redes.
Todos os conteúdos criados por você, ficarão expostos para as pessoas em diferentes plataformas e redes sociais.
Neste sentido, é importante que você identifique qual o seu grande nicho, sobre quais assuntos você mais domina e apresentar em sua biografia, de preferência para o seu público-alvo.
Domine todas as modalidades de apresentação do seu conteúdo, pois pode variar, sendo uma publicação por foto, vídeo ou stories.
O instagram é conhecido por boa parte dos profissionais digital influencer, como sendo o cartão de visita para que as pessoas conheçam seus trabalhos.
Por este motivo, é imprescindível que você se atente à qualidade do conteúdo produzido, pois, conteúdos com baixa qualidade, tendem a ter números baixos de seguidores.
A qualidade de conteúdo, nem sempre é sinônimo de ferramentas de última geração, mas estejamos atentos, pois grandes marcas voltadas ao seu nicho podem se interessar e propor parcerias.
Agora que você já sabe como se tornar um “influencer”.. aproveite e nos siga no Instagram!