Sumário
Heyyy, nosso assunto de hoje: 7 dicas de Copy para você usar!
Queria, antes de continuar, agradecer, por você estar aqui, lendo, consumindo nosso conteúdo, pesquiso e faço ele com muito carinho para vocês!
Hoje não vou me alongar muito como fiz no artigo anterior! Se você não leu, clica aqui, esse material é complementar do que falamos nele.
Sendo assim, Boa Leitura!
Vamos ver agora, as 7 dicas de copy, que fazem parte de algumas das boas práticas, juntamente com os gatilhos mentais que você pode usar nelas.
Essa é uma das dicas de copy mais básicas. Afinal de contas, só é possível convencer seu público a realizar a ação desejada se você o conhece, sabe do que ele precisa e entende como se comunicar com ele.
Quando estamos conhecido nosso público, a melhor opção é usar o gatilho afeição/afinidade.
Assim começamos a construir uma relação!
Se, você está com dúvidas sobre público alvo, clique aqui que te explico!
Para isso, é preciso conhecer muito bem suas personas.
Saber em que etapa elas estão na jornada de compra. Entender como criar conteúdo que gere valor para essa persona de acordo com a etapa em que ela se encontra, faz toda a diferença.
Conhecer o público talvez seja a mais matadora das dicas de copy, e já fazendo uma propaganda aqui, era algo que o David Ogilvy, um dos maiores copywriter da história, fazia com excelência.
Assim, você poderá criar um copy que realmente responda às dúvidas e atenda aos desejos das suas personas, se comunicando com elas da forma como elas desejam.
Aqui, você vai usar o princípio psicológico da afeição/afinidade, afinal, você vai se conectar com sua persona, vai procurar entender e esclarecer as dúvidas dela.
Se você quer iniciar ou intensificar o relacionamento com sua audiência, não comece pedindo a eles suas informações. Em vez disso, faça o oposto, e ofereça algo para essas pessoas, de preferência algo que você saiba que gera valor para elas.
Você pode oferecer um material aprofundado e de qualidade a suas personas, como um ebook de boas práticas na copy, elas não vão se importar em dar a você algumas informações em troca.
Você pode usar aqui o gatilho mental da reciprocidade.
Contudo, não se esqueça de que, para obter o que você deseja, aquilo que você oferece realmente deve gerar valor para seu público-alvo.
É um dos gatilhos que eu mais gosto, o gatilho aprovação social e autoridade.
Não adianta você tentar vender um produto, serviço ou ideia para as pessoas se você não pode provar o que está falando. Afinal, por que elas deveriam confiar em você?
Contudo, se você puder confirmar o que diz, principalmente por meio de depoimentos, suas personas passarão a enxergar o que você afirma com outros olhos — afinal, se outros clientes confiaram em você e estão tendo resultados, por que elas não devem fazer o mesmo?
Assim, ao mesmo tempo que você mostra que outras pessoas estão tendo sucesso com sua solução, já se posiciona como alguém que entende do seu mercado e mostra o que está fazendo para resolver o problema da sua persona.
Você pode usar depoimentos de clientes que usam o seu produto ou serviço, é dessa forma que mostramos a nossa autoridade no assunto. Você mostra de fato os reais benefícios do seu produto ou serviço. Assim, as chances de nossas personas querem o seu produto ou serviço, fica mais fácil.
Essa é uma das dicas de copy pode parecer um tiro no pé, mas ela pode ser um verdadeiro trunfo da sua empresa em copy. É claro que não estamos estimulando você a cometer erros, mas sim a assumi-los quando a situação se faz necessária.
Dessa forma, você criará uma espécie de conexão com suas personas, mostrando a elas que, assim como todo mundo, sua empresa também é passível de cometer deslizes, mas que passa por cima das adversidades para ter uma relação de confiança com seu público — e pode até usar a situação para oferecer uma compensação aos seus Leads e clientes. Quer mais transparência do que isso?
Nesses casos, usamos o gatilho mental da afinidade, afinal, quem nunca erra?
Oferecer seu produto, serviço ou conteúdo como algo único e exclusivo fará e criará uma urgência em seu público-alvo para obtê-lo. Esse gatilho é o conhecido como: escassez.
Além disso, é importante agregar valor ao cliente de forma a oferecer alguma vantagem competitiva e de forma limitada.
Você pode, por exemplo, enviar emails que informem ao Lead ou cliente que você liberou um teste em seu produto de forma gratuita, mas apenas para os primeiros que baixarem um conteúdo específico.
Não se esqueça também de indicar que falta pouco para que algo se esgote.
Se você falar diretamente sobre as características de seu produto ou serviço, é muito provável que muitos Leads e clientes sequer deem ouvidos ao que você tem a dizer.
Mas, se em vez disso você falar sobre os problemas que o Lead/cliente enfrenta e mostrar que você pode ajudar a solucioná-los, a situação muda completamente. Isso porque, ao fazer sua audiência identificar e admitir seus problemas e dúvidas, você naturalmente a estimula a buscar soluções que atendam a determinado problema. A solução, no caso, é você que oferece.
Chamamos esse gatinho mental de compromisso e coerência. Veja o exemplo abaixo:
O vendedor poderia fazer a seguinte pergunta:
“Cliente, você está me dizendo que este problema é o responsável por limitar o seu crescimento, correto?”
(Aguardar o “sim”).
“E se eu te mostrar que o produto que possuo pode resolver esse problema e fazer com que sua empresa volte a crescer em médio prazo, você estaria disposto a investir?”
(Aguardar o “sim”).
Dessa forma, o cliente estaria propenso a dizer sim e aumentaria a chance de fechar o negócio devido ao compromisso firmado.
Essa é outra que eu acho uma das melhores dicas de copy, o famoso storytelling não é uma técnica utilizada por acaso: por meio de histórias de sua empresa ou de seus clientes, suas personas poderão criar uma identificação, compartilhando medos, receios, angústias, habilidades, desafios e conquistas com as histórias que leem/veem.
Assim, é muito provável que outras empresas vejam o valor em determinada solução quando percebem que outros negócios passaram pela mesma jornada e obtiveram êxito.
Nesses caso, a gente costuma usar o gatilho de afeição/afinidade.
Uma boa copy tem o poder de criar e influenciar a percepção que as pessoas têm sobre a sua marca.
Além disso, também é essencial para a construção de um bom relacionamento com seu público-alvo, e influencia em todas as etapas da jornada de compra da sua audiência, da descoberta à avaliação e compra.
Por isso, faça com que o copy crie uma percepção positiva: escolha com cautela e estratégia a abordagem, e comprove o valor gerado para o seu negócio! As dicas de copy te darão uma luz sobre o caminho a seguir, e vai por mim, é uma jornada enorme a trilhar.
Gostaram das Dicas de Copy? Espero que sim. Acompanhe nosso trabalho no Nosso Canal do YouTube e também no Canal do Telegram, pois sempre estaremos postando mais dicas de copy para todos que nos acompanham lá.
Quero só reforçar não devemos fazer tudo sozinhos, para escrever um bom copy, requer estudo e muita prática, por isso, contrate especialista para lhe auxiliar, nós da Social Cliques estamos sempre a disposição!
Até a próxima!